As Quentes do Ely Santantonio
O prefeito Wilson Santos não perdeu tempo no caso dos panfletos anônimos e do vídeo no You Tube. Aconselhado pelo ex-senador Antero Paes de Barros contratou um detetive particular, bastante conhecido em Cuiabá (ex-policial do antigo DOPS) e, em menos de 24 horas chegou ao autor das façanhas e ao financiador do projeto escachapante.
O empresário Mauro Mendes (PSB) foi apontado como o homem que vem patrocinando a campanha denigrente à imagem do prefeito. Com o nome mais sujo que pau de galinheiro perante a população cuiabana, Wilson Santos viu em poucos dias sendo arrastado ainda mais na lama, seja com o caso dos milhares de panfletos distribuidos e colados no centro de Cuiabá ou com o vídeo satírico, intitulado "Samba da Lorota" com mais de 1 mil acessos até as 20hs de hoje (l2), mostrando o prefeito "pinóquio" dançando entre buracos, amontoado de lixos e pacientes tratados feito porco no PS Municipal.
Antero Paes de Barros teria detectado, de cara, as digitais do ex-titular da Secom Estadual, Júlio Valmórbida, profissional competente, e que nas eleições passadas comandou o QG de Mauro nas eleições para prefeito.
A grande sacada do ex-senador foi fazer comparações entre trabalhos presentes (vídeo e panfletos) com obras passadas. Júlio já serviu ao famoso Comitê da Maldade, desfilando sua categoria profissional ao lado de Antero Paes de Barros e Pedro Pinto, agindo sob comando de ambos.
Naquele passado cheio de realizações detonaram a candidatura de Alexandre Cesar (PT) apontando-o aos olhos do povo como um homem mau, ambicioso e vingativo, capaz de tomar casa de um casal de idosos. Cesar dançou, mesmo liderando pesuisas com larga vantagem sobre Wilson (primeira eleição a prefeito do Galinho), a menos de 20 dias das eleições, no segundo turno.
Júlio Valmórbida voltou a mostrar sua capaciade criativa nas eleições de 2008, quando desta vez a favor de Mauro Mendes (então no PR) e contra o mesmo Wilson Santos) patrocinou várias edições (milhares de exemplares) de conhecidos semanários da Capital, que mostraram em manchetes de capa o tumultuado romance de Wilson Santos com uma secretária evangélica, casada, com qual o prefeito teria sido flagrado fazendo sexo louco dentro do próprio gabinete, no Palácio Alencastro. Um escândalo abafado na época, mas "estourado" em outubro de 2008.
Antes que a bomba fosse lançada, por diversas vezes, bastante atrevido, o jornalista e publicitário Júlio Valmórbida procurou intimidar Wilson Santos nos debates televisivos mostrando cópias de provas do seu caso extra conjugal. O prefeito, em algumas ocasiões chegou a perder o controle, mas não a ponto de deixar a vaca ir prô brejo. Mesmo quando o Júlio à sua frente, hora rindo sarcasticamente, hora com olhares ameaçadores.
Mesmo assim Wilson Santos foi em frente, venceu as eleições, tentou se aproximar do Mauro Mendes, mas este, aparentemente, nunca engoliu a derrota e nem as muitas críticas recebidas durante a campanha. Deixou para dar o troco na ocasião certa, ou seja, agora.
Ainda sobre os panfletos , o Diário do Povo recebeu a informação (fonte quentíssima) de que, com indícios em mãos o prefeito Wilson Santos procurou a Justiça e obteve uma liminar para apreensão dos panfletos. Na gráfica, em Várzea Grande, não encontrou um único exemplar (e quem seria besta de guardar chapas, filmes e outras provas contra si próprio?). A PF não encontrou nada.
A informação repassada ao DP é de dezenas de fardos ainda estão embalados, devidamente guardados, num barracão que serve de depósito, no Distrito Industrial. Detalhe: procurar numa das empresas do Mauro Mendes seria perda de tempo.
E nem bem recuperava o fôlego, novamente Wilson foi bombardeado, desta vez a nível nacional com o já famoso Samba da Lorota, cujo vídeo faz a alegria de leitores de vários sites cuiabanos onde está postado. Uma pergunta que não quer calar: Se tais sites e blogs são mesmo super acessados, porque um vídeo tão interessante, no You Tube, só tem mil acessos até o momento? Por curiosidade, certamente, o leitor acessaria também o You Tube para conferir a verdade dos fatos. Sinceramente, acredito que tem muita gente arrotando inverdades sobre números!
Com os panfletos na rua, Wilson Santos trabalhava com hipóteses. Chegou a pensar que seria o governador Blairo Maggi o responsável. Com o surgimento do vídeo e intervenção de Antero Paes de Barros, as dúvidas foram desfeitas e o prefeito, segundo a fonte do nosso DP, teria chegado aos nomes de Mauro Mendes e do ex-secretário de Comunicação Júlio Valmórbida. O tempo se incumbirá de expor outros detalhes.