Contador de visitas

contador de visitantes online

segunda-feira, 6 de abril de 2009


Secretário de Cultura de Cuiabá é

preso em blitz da Polícia Militar

por dirigir embriagado

Com vermelhidão nos olhos, hálito de bebida alcoólica e todo desarrumado, conforme registro feito por uma guarnição da Polícia Militar, o secretário de Cultura de Cuiabá, Mário Olimpio Medeiros Filhos, 45, foi preso ao passar em uma blitz, na Avenida Getúlio Vargas, às 23h50 de quinta-feira (2), dirigindo o veículo Celta, de placas KAB-8696. O secretário assumiu ter ingerido bebida alcoólica. De acordo com Boletim de Ocorrência, os militares deram voz de prisão ao secretário, por ele estar dirigindo embriagado e recusar-se a realizar o teste do bafômetro. Detido, Mário Olimpio foi encaminhado ao Cisc do bairro Verdão, onde chegou à 01h desta sexta-feira (3). No laudo de avaliação da Policia Militar, o tenente Rafael Dias Guimarães afirma que Mário Olimpio confessou ter ingerido bebidas alcoólicas. Ele estava com os olhos vermelhos, mas negou que tenha utilizado de substância entorpecente. Na abordagem ao secretário, os militares relatam, no laudo de apreensão, que Mário Olimpio foi irônico, estava com a fala alterada e apresentando dificuldades no equilíbrio. Os militares ainda afirmam que Olimpio foi "arrogante e disperso". Por não concordar em fazer o teste de alcoolemia, Mário Olimpio foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer o exame de embriaguez, que não pode ser comprovado pelo legista. O secretário foi liberado na manhã desta sexta-feira. Outro lado O secretário Mário Olimpio não foi encontrado pela reportagem para falar sobre o assunto. O celular dele encontra-se desligado, conforme operadora.

Asteroide está a caminho da

Terra e pode colidir em 2014

Um asteroide de pouco mais de um quilômetro de diâmetro estaria a caminho da Terra e poderia colidir com o planeta em 21 de março de 2014, segundo astrônomos da agência britânica responsável pelo monitoramento de objetos potencialmente perigosos para o planeta. Mas, ao menos na estatística, não parece ser o fim do mundo --a chance de uma colisão catastrófica é de apenas uma em 250 mil. Chamado de 2003 QQ47, o asteroide se aproxima da Terra a uma velocidade de 32 km/s, o equivalente a 115 mil km/h. Com 1,2 quilômetro de diâmetro, ele tem um décimo da massa do meteorito que, acredita-se, levou à morte dos dinossauros há 65 milhões de anos. O 2003 QQ47 será monitorado de perto pelas agências espaciais do hemisfério norte nos próximos dois meses. Segundo os astrônomos, as chances de impacto podem cair ainda mais conforme mais dados forem coletados. O alerta foi emitido pelo órgão depois que o asteroide foi avistado pela primeira vez, no Novo México (EUA). O impacto de um corpo celeste dessas dimensões seria equivalente à explosão de 20 milhões de bombas atômicas semelhantes às lançadas pelos Estados Unidos contra Hiroshima há quase 60 anos, segundo um porta-voz do Centro de Informação sobre Objetos Próximos à Terra, no Reino Unido. Asteroides como o 2003 QQ47 são pedaços de pedra que restaram após a formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos. A maioria deles orbita o Sol em um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, a uma distância segura da Terra. Mas a influência gravitacional de planetas gigantes como Júpiter pode arrancar estes objetos de suas órbitas originais e lançá-los no espaço. No site do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (agência espacial norte-americana), há um simulador que mostra as órbitas da Terra e do asteroide no decorrer do tempo.

Riva critica demora na implantação de

sistema que otimiza pecuária em MT

Assessoria Na sessão ordinária desta quinta-feira (02.04), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) aproveitou as discussões ambientais que vêm ocorrendo esta semana com o XIV Katoomba Meeting Brasil 2009, para reforçar a cobrança da implantação em Mato Grosso, do sistema Voisin - lê-se ´voazam´.
De acordo com Riva, hoje não há um método mais eficaz na redução do desmatamento e ganho tanto na pecuária como na agricultura. “Esse sistema vai melhorar tecnologicamente a questão da pastagem ostensiva, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
O Voisin é um modelo ultraintensivo de rotação de pastagens, em piquetes de área bastante reduzida (1 ha), que servem de pastagem, sucessivamente, para o gado, durante períodos bastante curtos, de um dia ou menos. “O gado cresce com mais qualidade e rapidez, num espaço menor, porém de excelente pasto”, reforçou.
Entretanto, Riva afirmou que a demora na definição de recursos para implantar o Voisin, não contribui para a redução do desmatamento. “Se é uma coisa na prática tão boa, por que o Governo Federal não disponibiliza recursos para isso”, indagou. “Existe uma barreira enorme para incluir o Voisin no Fundo da Amazônia“.
De acordo com o presidente, as legislações ambientais já são extremamente rígidas e atende os problemas enfrentados no estado. “Para criar um fundo para financiar políticas preservacionistas, nós já temos uma boa legislação ambiental, basta que essas leis sejam cumpridas. Precisa ter um programa de incentivo para investir nessa tecnologia do Voisin”, argumentou.
Com esse sistema de ocupação de pasto, os custos inseridos na formação de pastagens serão menores. “Ao desmatar 50 hectares, formar o pasto e colocar a cerca, são gasto em torno de R$ 50 mil, para fazer o sistema Voisin nesses mesmos 50 ha, e quadruplicar o tamanho do rebanho, são gastos no máximo R$ 30 mil”, informou Riva.
A contribuição do Voisin para o combate ao desmatamento em Mato Grosso é que haverá uma ocupação da agricultura nas áreas de pasto que serão inutilizadas. Hoje a pecuária ocupa 24 milhões de hectares do território de Mato Grosso, contra 7 milhões da agricultura. “Com a implantação, Mato Grosso poderá colocar 10 milhões de hectares para a agricultura, avançando sobre as áreas de pasto, mas com investimento em tecnologia, otimizando a pecuária. Não vamos reduzir a quantidade de gado e, sim, ampliar o rebanho em pastos qualificados”, ressaltou.
O deputado ainda sugeriu maior celeridade para a definição de recursos para a implantação desse programa. “Aliás, a pecuária no Brasil é relegada a segundo plano, os pecuaristas estão jogados a própria sorte. Não existem políticas públicas para a pecuária e vai chegar um momento em que, se não for dado um grito de alerta, não teremos para quem vender o boi”, alertou.
Em Cuiabá, Sérgio Ricardo também

"patrola" Maggi na disputa pelo Senado


Mesmo sendo pré-candidato declarado ao governo do Estado, o deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) lidera as pesquisas de intenção de voto ao Senado com 30,7% da preferência dos eleitores de Cuiabá. O governador Blairo Maggi (PR) aparece em segundo lugar com 27,3%. O levantamento das pesquisas para Senador da República também são de responsabilidade do Instituto Voice.
Sem ocupar mandato eletivo, o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) tem 8,2% e desbanca a atual senadora Serys Slhessarenko (PT), que aparece na quarta colocação com 7,5%. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) Julio Campos tem 5,5%, ao passo que o petista Carlos Abicalil alcança 5,2%.
O presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PP) aparece na antepenúltima colocação com 3,7% da preferência dos eleitores de Cuiabá deixando para trás o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) e o senador Gilberto Goellner (DEM), que surgem com 1,8% e 0,3%, respectivamente. Não souberam responder e votariam nulo 4,7%.
Outros resultados – Na modalidade espontânea, o deputado estadual Sérgio Ricardo também lidera as pesquisas de intenção de voto para o Senado com 15,8%. O governador Blairo Maggi volta a figurar no segundo lugar com 11,3%. Antero Paes de Barros e Serys Slhessarenko aparecem com 3,2% e 3% respectivamente. Este levantamento pouco se diferencia da pesquisa estimulada. Logo atrás aparecem os parlamentares José Riva e Carlos Abicalil com 2,2% e 1,7% respectivamente.
O democrata Júlio Campos tem 1,3% ao passo que o peemedebista Carlos Bezerra apenas 0,3%. Completam a lista o juiz federal Julier Sebastião, Walter Rabello e Murilo Domingos - todos com 0,2%. Não souberam responder 52,5% e votariam nulo 6,3%.
Com relação à segunda opção de voto na modalidade estimulada, o Partido da República (PR) também domina o cenário com o deputado estadual Sérgio Ricardo e o governador Blairo Maggi na liderança com 21,3% e 19,8% respectivamente. A dupla petista Serys Slhessarenko e Carlos Abicalil aparece com 9,3% e 7,5% respectivamente.
Completam a preferência dos cuiabanos na segunda opção de voto o tucano Antero Paes de Barros (7,2%), José Riva (6,2%), Júlio Campos (5,8%), Carlos Bezerra (4,2%), Gilberto Goellner (0,5%). Não souberam responder 8,2% e votariam nulo 9,2%.