Faleceu no último domingo (11) em Sidney, Austrália, o ator Andy Whitfield, protagonista da série “Spartacus: Blood and Sand”. Ele tinha 39 anos e sofria de linfoma, um tipo de câncer diagnosticado em 2010. O ator, que nasceu no País de Gales e vivia na Austrália, era totalmente desconhecido quando foi escalado como protagonista da ambiciosa série “Spartacus”, produzida pelo canal Starz.

A primeira temporada da série teve bastante repercussão, principalmente por suas cenas de violência e sexo. Whitfield estava se preparando para a segunda temporada, quando o linfoma foi diagnosticado, há 18 meses. O estúdio retardou o início das filmagens, mas em janeiro anunciou que o ator seria substituído pelo australiano Liam McIntyre, já que o tratamento não havia surtido efeito.

“Tivemos muita sorte em trabalhar com Andy e descobrir que o homem que interpretava um campeão nas telas era também um campeão em sua vida pessoal. Andy foi uma inspiração para todos nós, encarando esta batalha com coragem, força e graça. Nossos pensamentos e orações para sua família neste momento tão difícil. Ele viverá sempre nos corações da sua família, amigos e fãs”, declarou um porta-voz da rede.

“Spartacus: Blood and Sand” conta a história do soldado romano Spartacus (Whitfield) que é sentenciado à morte numem uma a arena após desafiar o seu comandante. Durante o combate, ele surpreende tudo e todos ao matar quatro gladiadores. Apesar do feito, Spartacus é condenado à escravidão. Além disso, é separado da sua esposa e a vê ser violentada por soldados romanos e vendida a um comerciante sírio que compra Spartacus e decide colocar o escravo nos combates de arena para que assim possa tirar alguma vantagem financeira.