Contador de visitas

contador de visitantes online

segunda-feira, 23 de março de 2009

Sérgio Ricardo alerta para os riscos

da redução de água doce no mundo

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), defendeu a interação de toda sociedade em projetos direcionados à proteção dos recursos hídricos em Mato Grosso. A avaliação do parlamentar ocorreu após discussões ininterruptas sobre as condições do meio ambiente, onde a escassez da água doce tem sido uma ameaça iminente e se tornado assunto de seminários e simpósios mundiais. Nesse sentido, o deputado é autor de um projeto de lei que assegura a Campanha Permanente de Proteção aos Recursos Hídricos e Incentivos ao Controle do Consumo de Água.
"A preservação dos recursos hídricos e a redução racional do consumo de água necessitam de uma ação que mobilize toda a população", disse Sérgio Ricardo.
O parlamentar acredita ainda em mecanismos que promovam a economia e proteção em regime de emergência para estabelecer fundamentos da formação de consciência entre as crianças e adolescentes para projetar para o futuro, uma geração com outros valores e comportamentos relativamente ao consumo dos recursos naturais, como a água.
Sérgio Ricardo conta com a divulgação da importância da preservação por meio de campanhas publicitárias de cunho educacional e a inserção de atividades educativas e informativas nas redes públicas de ensino estadual e municipal, além de outros setores.
A campanha conterá ações de estímulo a novos comportamentos como, proteger o solo por meio da redução do uso ou substituição de produtos defensivos tóxicos, reaproveitamento das águas servidas, instalação de sistemas de captação, armazenamento e uso de águas pluviais e ampliar o tratamento de esgotos com metas anuais para atingir sua totalidade de esgotos tratados no estado.
O projeto prevê incentivos para os cinco municípios que registrarem anualmente, os melhores desempenhos em relação aos objetivos da campanha. "O objetivo é contribuir para ampliar a consciência relativamente à necessidade de se preservar os recursos hídricos", afirmou Sérgio Ricardo.
O projeto permite ao governo, um dos maiores parceiros, a inclusão da iniciativa privada. Dados do projeto mostram a preocupação da sociedade com a possibilidade da falta de água nos próximos dez anos. Os números da Unesco revelam que em várias partes do mundo muitas pessoas não têm acesso à água potável. Pelo menos 340 milhões passam por esse problema e outros 500 milhões sofrem com a falta de0 saneamento.

Nenhum comentário: