Riva destaca potencialidades de
Mato Grosso à Delegação da União Europeia
Riva destaca potencialidades de Mato Grosso à Delegação da União Europeia
Redação ANoticiaMT
Tamanho da letra
A-
A+
27/3/2009 - 12:09
A visita da Delegação da União Europeia no Brasil na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (26) foi mais uma oportunidade de mostrar as potencialidades e ações de Mato Grosso pelo desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, o presidente da Casa, deputado José Riva (PP) afirmou que o estado tem um código ambiental moderno e um dos mais rigorosos do Brasil. “Temos todos os instrumentos necessários para praticar uma boa gestão ambiental”, garantiu, ao destacar a importância da delegação em conhecer Mato Grosso.
“Tivemos uma imagem muito positiva”, destacou o embaixador Ivan Jancarek da República Checa. Ele explicou que o objetivo principal da delegação é conhecer Mato Grosso do ponto de vista das possibilidades do desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente. A delegação é composta pelos embaixadores da Polônia, República Checa, Países Baixos, Eslováquia, Finlândia, Suécia, Portugal, Itália, Hungria, Dinamarca, França e Bélgica.
Eles também buscam as possibilidades para alargar os laços entre o estado de Mato Grosso com os países da União Europeia, no sentido econômico, cultural, dentre outros aspectos. Jancarek informou que o relatório da visita de trabalho será entregue aos governos que compõem o bloco. Ele citou o encontro de Kopenhagen, na Dinamarca, em dezembro, que vai tratar sobre o potencial do meio ambiente mundial no sistema pós Kyoto.
“O Brasil terá uma posição importante nesse encontro na Dinamarca. E foi muito interessante ouvir os argumentos e explicações do presidente Riva sobre os desafios que Mato Grosso tem, principalmente, sobre o problema do desmatamento e também da ligação da produção agropecuária com a proteção do meio ambiente”, frisou o embaixador.
Questionado sobre a imagem que tinha de Mato Grosso antes de conhecê-lo, Jancarek definiu-o como Pantanal e grande produtor de soja. “Essa é a imagem que um diplomata estrangeiro vai ter depois de oito meses de chegar aqui”.
Para Riva, com o processo de globalização a preocupação com o meio ambiente não tem que ser local, mas sim do mundo inteiro. Tanto que denominou importante a vinda da comunidade europeia para que percebam as ações do Brasil em relação ao meio ambiente. O presidente lembrou que esses países já passaram por essa fase, quando tiveram um período de ocupação desordenada e puderam ver o quanto custa para recuperar o que foi destruído. “Talvez seja em função do custo que sentiram na pele, que querem evitar que outros países em desenvolvimento, como o Brasil, possam destruir tudo”, deduziu Riva, ao concordar que o melhor caminho é a política preventiva.
O parlamentar ainda disse que o potencial de Mato Grosso atrai investidores. E que os embaixadores poderão ser o porta-voz de Mato Grosso na divulgação desse potencial. Ele ainda foi enfático ao explicar sobre as ações que a Casa tem em conjunto com o Governo do Estado para o desenvolvimento sustentável. Riva falou sobre o programa de preservação das nascentes, considerado por ele como o maior programa de preservação do mundo; reformulação do código ambiental com a participação maciça da população; lançamento da segunda edição do livro Desigualdades Regionais; reservas indígenas; segurança pública e o controle da fronteira Brasil/ Bolívia.
Na AL, os embaixadores foram presenteados com o livro Sabores de Mato Grosso, de autoria de Jupirany Devillart e Tanâne Carreira. A obra é uma coletânea de receitas típicas de Mato Grosso. Também receberam um folder sobre o Projeto de Lei que cria o Sistema de Unidades de Proteção Chico Mendes. Antes de conhecer o legislativo, eles estiveram na Famato, no Palácio Paiaguás e Fiemt. Depois seguiram para Sapezal e nesta sexta-feira (27) conhecerão Alta Floresta. Eles deixam Mato Grosso neste sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário