Contador de visitas

contador de visitantes online

quinta-feira, 18 de março de 2010



Roberto França, em seu Resumo do Dia, detona a gestão Wilson Santos mostrando os seus principais pontos fracos



(por Antônio de Souza, do MidiaNews)

O ex-deputado estadual Roberto França (sem partido) acusou, nesta segunda-feira (15), o prefeito Wilson Santos (PSDB) de “atuar de forma covarde”, ao anunciar a disposição de entrar com uma ação na Justiça contra o programa “Resumo do Dia”, que o ex-parlamentar apresenta, todas as noites, na TV Rondon (SBT/5).

Para França, o tucano não agiria com bom senso, na medida em que se revelaria incomodado com as críticas que o programa faz à Administração Municipal, com reportagens que mostraram situações de suposto abandono de ruas e equipamentos municipais.

Com efeito, nos últimos dias, o programa tem dado destaque a buracos que atrapalham o tráfego de veículos e de pedestres, a problemas como falta de água, deficiências no sistema de transporte coletivo, caos na Saúde Pública, entre outros. Com a ressalva de que as reportagens “atendem a pedidos de cidadãos”, muitos dos quais solicitam apoio da emissora por meio de e-mails que França e os repórteres do programa lêem diariamente no programa.

Para França, ao se mostrar incomodado com as críticas, Wilson deixa transparecer que “nasceu apenas para ser elogiado” e que não aceita críticas. “Eu fui prefeito de Cuiabá durante oito anos e sempre convivi com as críticas da Imprensa, pois elas sempre me ajudaram a corrigir os erros da gestão. Nunca processei um jornalista ou um veículo de Comunicação”, disse o ex-prefeito.

O ex-prefeito mandou um duro recado ao sucessor, alertando-o de que nunca precisou de favores da atual gestão tucana e que Wilson Santos, ao contrário, buscou apoio político do então deputado, no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Cuiabá, em 2008.

“Wilson Santos foi me procurar, a mim e à minha mulher, Iraci [França, ex-vice-governadora do primeiro mandato de Blairo Maggi], desesperado, em busca de apoio. Mas, isso ele não reconhece”, disse.

Para França, Wilson “mente descaradamente para a população cuiabana”, numa referência direta à promessa que o prefeito fez, no decorrer da campanha eleitoral do ano passado, de que, se fosse reeleito, cumpriria seu mandato até o fim [em 2012].

“Ele mentiu descaradamente, pois já havia negociado o mandato com o vice-prefeito Chico Galindo, garantindo que ficaria apenas dois anos na Prefeitura”, denunciou o apresentador.

As relações entre Roberto França (sem partido) e Wilson Santos (PSDB), definitivamente, estão estremecidas. Em suas aparições públicas, o atual prefeito tem feito críticas diretas à gestão do antecessor, sobretudo, em relação ao atraso no pagamento dos salários do funcionalismo municipal.

Nas últimas edições, o “Resumo do Dia” tem assinalado, em reportagens especiais, que a maior parte do sucateamento de obras na cidade é de obras executadas nas duas gestões de França.

“O Resumo do Dia não vai se intimidar, não vai se calar”, disse França, ao considerar que, ao ameaçar a emissora com um processo, o prefeito Wilson Santos revela “leviandade”.

“Nós apenas refletimos aquilo que o povo pensa. Agora, se o povo não pode falar, certamente, ele também não pode votar”, completou o ex-prefeito.